quinta-feira, 23 de junho de 2011

Questões do capítulo XVIII p.235 a 246


1-    A cibercultura seria forte de exclusão?
Primeira Resposta: É preciso olhar a tendência do crescimento das conexões e não os números. No momento ainda são muitos os excluídos, mas o número de pessoas participando da cibercultura vem crescendo constantemente, sobretudo entre os jovens. Vários países estão de entrada na cibercultura, ou seja, os excluídos serão cada vez menores.
Segunda Resposta: A manutenção do ciberespaço requer habilidades específicas porem, o seu uso requer poucos conhecimentos por causa das interfaces mais intuitivas. Alem disso os preços dos equipamentos necessários para conectar-se e a própria taxa de conexão está cada vez mais acessível.
Terceira Resposta: Todo avanço nas comunicações geram exclusões, pois nem todos aderem o avanço. De forma mais ampla cada UNIVERSAL gera o seu excluído. O universal em formas clássicas jamais engloba o todo.
2-     A diversidade das línguas e das culturas encontra-se ameaçada pelo ciberespaço?
Resposta: Sim. O inglês é hoje a língua padrão da rede, devido às empresas americanas constituir a maioria dos produtos de informações na internet. O medo de um domínio cultural da língua inglesa faz bastante sentido. Porém não é tão grave como parece. De fato, a estrutura técnica e econômica da comunicação no ciberespaço é muito diferente da que existe em relação ao cinema ou à televisão. Em particular a produção e divulgação de informações são muito mais acessíveis para indivíduos que disponham de meios restritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário